Qual parafuso devo usar?

      Nenhum comentário em Qual parafuso devo usar?

Existem vário modelos de parafusos, embora muito parecidos, suas funcionalidades são distintas.

Fasteners_Bolts_and_Nuts

A origem do parafuso possui algumas versões, a mais antiga delas aponta como o inventor, o grego Arquitas de Tarento, por volta de 400 a.C., quando desenvolveu o parafuso para ser utilizado em prensas para a extração de azeite da oliva, bem como, para a produção de vinho. Porém, é de amplo conhecimento que os romanos o utilizavam para a extração de minérios em suas minas, bem como, para pivôs em portas.

Confira os parafusos existentes e suas aplicações específicas.

– Parafuso sem porca – Utilizado onde não há espaço para acomodar uma porca, sendo o parafuso acomodado em um furo.

– Parafuso com porca – Também chamado de parafuso passante. Utiliza-se da porca e arruelas para a fixação correta.

– Parafuso para pequenas montagens – Apresentam vários tipos de roscas e cabeças e são utilizados para metal, madeira e plásticos.

– Parafuso de chamada (também chamado de parafuso de reclamo) – O parafuso que serve para ajustar o retículo do óculo no objeto de mira, no óculo astronómico.

– Parafuso de pressão – Parafuso cujo fim é o aperto de uma peça ou objeto contra outro com força considerável devido à desmultiplicação do esforço que se consegue pelo parafuso.

– Parafuso diferencial – Parafuso tendo aberto no seu corpo duas roscas de passo diferente; o que faz quando o parafuso se move numa das porcas, que esteja fixa, deslocar a outra com uma amplitude de movimento diferente devido à desigualdade dos passos das roscas.

– Parafuso prisioneiro – Utilizado quando se necessita montar e desmontar parafuso sem porca a intervalos frequentes.

– Parafuso Allen – É fabricado com aço de alta resistência à tração e submetido a um tratamento térmico após a conformação. Possui um furo hexagonal de aperto na cabeça, que é geralmente cilíndrica e recartilhada, para a utilização da chave Allen.

– Parafuso de fundação farpado ou dentado – São feitos de aço ou ferro e são utilizados para prender máquinas ou equipamentos ao concreto ou à alvenaria. Têm a cabeça trapezoidal delgada e áspera que, envolvida pelo concreto, assegurando uma excelente fixação. Seu corpo é arredondado e com dentes, os quais têm a função de melhorar a aderência do parafuso ao concreto.

– Parafuso auto-atarraxante – Possui rosca de passo largo em um corpo cônico e é fabricado em aço temperado. Pode ter ponta ou não e, às vezes, possui entalhes longitudinais com a função de cortar a rosca à maneira de uma tarraxa. As cabeças têm formato redondo, em latão ou chanfradas e apresentam fendas simples ou em cruz (tipo Phillips). Esse tipo de parafuso elimina a necessidade de um furo roscado ou de uma porca, pois corta a rosca no material a que é preso.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Parafuso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *