Aqueça seu inverno com um fogão a lenha

Uma das melhores maneiras de aquecer a cozinha no inverno é utilizar o fogão a lenha. Pois além de cozinhar as refeições, ele aquece o ambiente. Normalmente, nas casas que possuem fogão a lenha, as pessoas aproximam-se mais dele para se aquecer no inverno. Outra vantagem do fogão a lenha é a produção de água quente.

Existem dois modelos de fogão a lenha no Brasil: o primeiro possui a estrutura de ferro e é mais utilizado em áreas rurais como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Este fogão consome carvão vegetal ou lenha, para abastecer o fogão é pela gaveta que existe abaixo da chapa de ferro. Ao queimar a lenha o fogão vai aquecer a chapa superior que permite o cozimento da comida e ao mesmo tempo pode aquece água através da canalização que pode está ligado.

Fogao-a-Lenha-1

O segundo tipo de fogão é de alvenaria com uma chapa de ferro na parte superior. Este é mais utilizado em Minas Gerais e no interior de São Paulo. Existem ainda modelos de que a parte superior é de tijolo. Este normalmente queima a lenha e o calor sai através do sistema de serpentinas instaladas. Além disso, este fogão a lenha também pode ser utilizado para aquecer a água.

forno a lenha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *